Pesquisar este blog

28 de set. de 2011

Recebemos por email este convite da Prefeitura Municipal de Paraty para apresentação do projeto final da Praça da Matriz.
Vale lembrar a todos que as obras iniciaram em meados de agosto de 2011. Fotos abaixo demonstram o adiantado ritmo destas obras.
Como o próprio IPHAN refere-se em seu Termo, não se trata de Restauro e Revitalização. E sim de Reforma e Requalificação. Por ser a Praça da Matriz um equipamento vivo e utilizado pela população não necessita ser revitalizada. Não se trata de Restauro por ser uma obra baseada no projeto de 1920, conforme alegam, mas com a liberdade de criação do arquiteto adequando-a segundo este a contemporaneidade de usos.
Mais uma vez um convite é feito com 1 dia de antecedência para este assunto. Não sabemos informar se tal convite foi feito a toda a população, o que seria mais adequado.
Quanto a Comissão Representativa, podemos usar o termo utilizado pela Casa Azul: GT (grupo de trabalho), o qual foi composto de vários órgãos que aprovaram tal projeto: por exemplo SEDUMA, CREA, IPHAN.. Há casos em que as representações anunciadas não são legitimadas pela Associação alegada. Outros em que é anunciado uma representação que existe e é atuante e lá não estava presente nem tão pouco delegou tal representatividade. De representantes da população foram poucos os presentes. Houve caso em que representações pediram para compor o grupo de trabalho e lhes foi negado.
Quanto as sugestões não podemos afirmar que foram acolhidas. O que desejávamos era a inclusão de duas rampas para as pessoas com problemas de locomoção e que a Praça da Matriz continuasse como ela é.
De qualquer modo seria importante que a população lá estivesse para verbalizar sua posição em relação a todo esse processo que envolve a Praça da Matriz e esta obra que não apoiamos, não sabíamos e não queremos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário