Pesquisar este blog

6 de out. de 2011

MATÉRIA VEICULADA PELA CASA AZUL EM 16 A 22 DE AGOSTO DE 2011


CASA AZUL INICIA RESTAURO E REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ EM PARATY
    Obra resgatará o desenho original de 1920.
    Em agosto a Associação Casa Azul iniciou as obras de Restauro e Requalificação da Praça da Matriz, no coração da Paraty. A obra conta com patrocínio do BNDES, via Lei Rouanet, Eletronuclear, apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é uma das ações do Plano Estratégico Mar de Cultura de Paraty. A previsão para a conclusão do trabalho é de 3 meses e será desenvolvido em duas fases, para que metade da praça esteja sempre em uso pela população.
    O projeto de restauro e requalificação da Praça da Matriz buscou recuperar e reunir elementos da memória coletiva da cidade através de pesquisas históricas, entrevistas com antigos oradores e reuniões com a comunidade. O projeto resgata aspectos do desenho original de 1920. O piso dos passeios internos voltarão a ser de saibro e o perímetro em concreto. Os canteiros, a grama e os caminhos ficarão todos no mesmo nível, viabilizando a acessibilidade irrestrita e valorizando a integração com o entorno do conjunto histórico, possibilitando a implantação de novos bancos de madeira, cuja confecção incorporará as técnicas locais de carpintaria.
    Por meio de um equilíbrio entre a preservação do patrimônio histórico e a adoção de medidas de adequação do espaço à contemporaneidade, o projeto propõe a valorização da vocação social e identitária desse espaço público tão importante para a cidade, potencializando-o enquanto território das manifestações culturais paratienses.
    A Associação Casa Azul convida todos a participarem do encontro sobre o projeto de restauro e requalificação da Praça da Matriz a ser realizado no dia 17/08/2011 (quarta-feira) às 17:30 na Casa da Cultura.
    Tragam suas fotos antigas da Praça da Matriz para compartilharmos e criarmos um acervo conjunto.
    Associação Casa Azul
    Reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Ministério da Justiça, a Associação Casa Azul foi constituída em 2002, a fim de dar continuidade a projetos que já vinham sendo desenvolvidos desde 1994, visando a qualificação dos espaços públicos de Paraty. A Associação Casa Azul entende o território como a articulação das dimensões física, social e cultural do espaço, e mantém uma forte relação com a cidade, desenvolvendo projetos e estudos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e crítica do seu futuro. Um dos objetivos da organização é potencializar transformações sociais e urbanas no território por meio da cultura, e estimular o desenvolvimento de economias criativas sensíveis aos valores das culturas locais e à preservação do meio ambiente.
Informações para a imprensa:
A4 Comunicação (11) 3897-4122
Paula Corrêa – paulacorrea@a4com.com.br
Neila Carvalho – neilacarvalho@a4com.com.br
Simon Widman – simonwidman@a4com.com.br

Nesta matéria a Casa Azul convida para um "encontro" na Casa  da Cultura no dia 17/8/11,  que aconteceria no dia seguinte à publicação da matéria pelo jornal, com o intuito de "compartilhar e criar um acervo conjunto de fotos". De resto ela informa sobre a obra e a previsão para sua conclusão dizendo ser de 3 meses, e no restante da matéria faz propaganda de si.
Vale lembrar que este convite aconteceu porque no dia 11/08/2011 foi postada no site Paraty Trip uma petição on line pedindo ao Prefeito o cancelamento desta obra e que já contava com cerca de 300 assinaturas.
Estranho nos parece que nos dias subsequentes a Casa Azul passa a chamar este encontro de reunião e depois de Audiência Pública, retornando agora a denominá-lo de "encontro público".

Nenhum comentário:

Postar um comentário