Pesquisar este blog

5 de out. de 2011

Apresentação atualizada do Projeto de Restauro e Revitalização da Praça da Matriz apresentada  na reunião ocorrida no dia 29/09/2011 na Prefeitura Municipal de Paraty.

Pontos de destaques contemplados durante as reuniões da Comissão Representativa de Trabalho:
- mais bancos e bancos com encosto
- inclusão das muretas

Compareceram:
- José Carlos Porto Neto - Prefeito Muncipal
- Maria Brasilicia – Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
- Hilton Melo Silva – Secretário Municipal de Planejamento
- Amaury Barbosa – Secretário Municipal de Cultura
- Rodrigo Penha – Secretário Executivo de Governo
- Deilimar Barros da Silva – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores
- Fuad José Minair Neto – Vereador Municipal
- Izaques Merendas Cordeiro – Vereador Municipal
- Lauro Cantidio Belchior – Vereador Municipal
Membros da Comissão Representativa de Trabalh0
- Silvia Salzmann – Convention Bureau
- José Cassio – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Paraty
- Jorge Martins – A Janela de Paraty – Midias
- André Bazzanella – IPHAN
- Gabriel Ramos Costa – Movimento Jovem
- Adriana Cruz – Comerciantes/Ateliês do Centro Histórico
- Cristina Maseda – Associação Casa Azul
- Ouvintes presentes

Esta matéria foi postada pela Casa Azul no site do Grupo Gestor Mar de Cultura.

"Pontos de destaques contemplados durante as reuniões da Comissão Representativa de Trabalho:
- mais bancos e bancos com encosto
- inclusão das muretas"

Voltamos a perguntar a que comissão Representativa de Trabalho se refere a Casa Azul?
Em momento algum pedimos mais bancos, os poucos representantes de uma parcela da população que lá estavam desejava as muretas de pedras como elas são e a praça como ela é.
Não houve inclusão de muretas e sim a inclusão de pedras fazendo as vezes de muretas em alguns pontos , segundo interpretação da Casa Azul aos nossos apelos, e que o IPHAN, a princípio, aceitou por serem reversíveis, quer dizer podem ser tiradas a qualquer tempo sem demandar obra, pelo que pudemos entender da explicação dada pelo seu responsável.
Insistimos, o Grupo Gestor Mar de Cultura, o qual a Casa Azul preside, aprovou uma ação não um projeto específico.
Nos perguntamos inclusive onde podemos acessar a "Ata da Reunião" onde este projeto foi validado segundo a Casa Azul. Como foi informado pela Casa Azul no Histórico do Projeto de Reforma da Praça no dia 30/01/2009 ocorreu a apresentação do Projeto de Restauro e Revitalização da Praça da Matriz. No site do Grupo Gestor as atas postadas iniciam-se em março/2009. Conforme abaixo retirado do site:
                   março 2009


 
Podemos observar pela listagem dos membros da citada "comissão de trabalho representativa" que esta compunha-se de órgãos que já haviam aprovado o projeto, pela própria Casa Azul, por pessoas que não representavam o segmento alegado como Adriana Cruz que se vê mais uma vez representando comerciantes (papel este da Acip) e que por reiteradas vezes questionou seu nome como representante de tal segmento. A mídia local e tradicional da cidade nomeou representante para esta comissão?
E os outros nomes desta "comissão" porque não estavam presentes?
Perguntamos em que momento esteve presente a população em geral?
Desta vez não listaram :
- Maria Brasilicia – Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que fez parte desta "comissão". Por que será?
Aos vereadores presentes foi feito pedido formal de Audiência Pública pelo Movimento Amamos Paraty  para que a voz da população fosse ouvida e este pedido não foi acatado.
No entanto temos que concordar: - para que afinal convidar a população para um projeto/obra já decidido e em ritmo acelerado das obras, a revelia dos desejos desta população?
Como foi dito pelas autoridades o povo reclama um pouco com as mudanças, a exemplo das correntes quando foram colocadas, mas depois acostuma.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Acho que eset blog amamos Paraty, faz parte da casa azul, porque colocamos um coemntario referente a casa azul e foi removida, porque será???será que este blog é mais uma farsa querendo enganar Paraty, será que ama mesmo Paraty, repito o comentário se a casa azul é uma ONG sem fins lucrativo porque ela realiza obras e ganha tanto dinheiro Publico, será que não esta na hora do Ministério Publico, o TCE e a Policia Federal fazer uma interdição para fiscalizar a documentação desta organização, porque na FLIP ela é excelente, la falam de biblioteca, pegam os alunos de escola publica para serem voluntários, mas quando tem eventos que são remunerados, só colocam a turma deles, as panelinhas, os parentes, etc...e la na casa azul tem muitos funcionários, tem escritório, tem administração própria.Quero ver se este comentário vão ser exposto, ou se vocês também vão esconde-lo.

    ResponderExcluir
  3. A todos que nos visitam neste blog e postam seus comentários.
    Não fazemos parte da Casa Azul tão pouco de partido algum. Os comentários são moderados sim conforme informamos anteriormente. Como o comentário é anônimo nos reservamos o direito de mediar conforme legislação vigente. Se desejam expressar sua opinião podem fazê-lo. Assinem seu comentário. Não desejamos colocar aqui comentários que não possuam assinatura pelos quais teremos que nos responsabilizar. Não nos leva a lugar algum. Opiniões sempre. Aqui estamos exercendo nossa cidadania dentro de nossas prerrogativas legais. Tudo que postamos é baseado em documentos e/ou fotos que nos permitem conjecturas, perguntas, afirmações e opiniões.Serão todos bem vindos, sempre, desde que o façam dentro dos limites legais. Ao serem mais contundentes em seus comentários por favor assinem. Caso contrário teremos sim que fazer a moderação.
    E continuem participando, se informando sobre esta obra que a Casa Azul e autoridades nos impõe.
    Movimento Amamos Paraty

    ResponderExcluir